No dia 25 de agosto de 2017, entregamos o Rol de Reivindicações ao sindicato patronal de Agencias de Turismo de Foz do Iguaçu, cuja data-base é outubro.
No dia 03 de outubro de 2017, tivemos a primeira reunião, entre sindicatos, para iniciar a negociação. De parte do STTHFI, pelos trabalhadores de turismo, foi apresentada proposta para reajuste dos salários, bem como melhoria de algumas clausulas da CCT. O sindicato patronal (SINDETUR), não quis apresentar nenhuma proposta de melhoria nos salários nem revisar a CCT conforme nossa solicitação, alegando sempre a NOVA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA! Desta reunião, foi elaborada uma ata, narrando os fatos. Após essa reunião, efetuamos varias tentativas de nova rodada de negociação, visando renovar a CCT.
No último dia 06 de dezembro de 2017, fomos surpreendido com um comunicado do SINDETUR, de que a assembleia patronal decidiu suspender as negociações, aguardando posicionamento do departamento jurídico do sindicato.
Sem outra alternativa, solicitamos de Audiência de Conciliação junto ao Ministério Público do Trabalho como medida de continuidade de negociação do STTHFI.
Ficaremos no aguardo dessa determinação por parte do MPTb.
Foz do Iguaçu, 07 de dezembro de 2017
Vilson Osmar Martins
Dir. Presidente
Carlos, um profissional experiente, recebeu uma proposta para trabalhar como pessoa jurídica (PJ). Ele sabia que esse modelo de contratação não oferecia os mesmos direitos trabalhistas da CLT,
O turismo brasileiro começou 2025 com um desempenho histórico, acumulando R$ 55,4 bilhões em faturamento no primeiro trimestre do ano.
“As democracias não morrem mais sob os tanques, morrem pela erosão dos direitos fundamentais.”
CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2025/2026 DO STTHFI COM O SINDICATO DOS HOTEIS, RESTAURANTES, MEIOS DE HOSPEDAGENS E GASTRONOMIA DE FOZ DO IGUAÇU