Foto
21/12/2016
CAMAREIRAS DEPRESSÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Recentemente participamos de reunião na CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE TRABALHADORES EM TURISMO E HOSPITALIDADE – CONTRATUH, em Brasilia-DF e foi nos apresentado resultado de denuncias sobre a situação das Camareiras no mundo, na América e no Brasil. São comuns as reclamações de mulheres dessa atividade profissional tais como: a submissão, situação humilhante, baixa remuneração salarial, trabalho em ambiente insalubre, rotinas que colocam em risco e comprometem a qualidade de vida dessas trabalhadoras.

As camareiras sofrem com o ritmo de trabalho desgastante, tempo curto para a limpeza de inúmeros quartos e banheiros, além da necessidade de manuseio de produtos químicos nocivos a saúde.

A UITA – União de Trabalhadores de Alimentação, Agricultura, Hotéis, Restaurantes, Tabaco e afins, juntamente com a CONTRATUH desenvolveram a Semana de Ação Mundial das Camareiras, entre os dia 31 de outubro e 6 de novembro/2016, para chamar a atenção e dar visibilidade às ações das entidades mundialmente.

Muitos fatos foram apresentados, denunciando, por exemplo, a situação dessas profissionais nos hotéis da Espanha, onde em média, elas efetuam a limpeza de 28/35 quartos. Números iguais ou parecidos ocorrem em regiões dos Estados Unidos, América Central e América Latina.

Nesses países, 63,1% dessas mulheres Camareiras, registram dor em mais de 4 zonas do corpo. 79,6% afirmam que acabam doentes de tanto trabalhar.

No Brasil, segundo o professor do Setor de Saúde Mental e Psiquiatria do Trabalho do HC de São Paulo, Dr. Duilio Antero de Camargo, que foi painelista no I Simpósio sobre Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho no TST, “o que há de errado hoje em dia no ambiente de trabalho para justificar tantos problemas e afastamentos por doenças ocupacionais, como a depressão, por exemplo, é o ritmo frenético em relação a tudo, principalmente no trabalho”. E acrescentou, “as empresas enxugaram o que puderam seus quadros de funcionários e impuseram cobranças de metas, gerando uma serie de conflitos no ambiente de trabalho, gerando o estresse ocupacional.”

Na sequencia ele afirmou que “a depressão é, dos transtornos mentais, uma das principais causas da incapacidade. O numero de pessoas acometidas pela depressão e pela ansiedade é muito grande.”

Segundo o médico, “as pessoas ficam com vergonha de assumir a depressão. Esse estigma deve terminar e essa situação é justamente a informação que as pessoas precisam ter. Essas pessoas ficam encurraladas, sem saber o que fazer e se isolam, não aceitando o tratamento.”

Em Foz do Iguaçu, esses problemas de saúde, aparecem com as camareiras dos hotéis e motéis da cidade. Temos conhecimento e dados de que um bom número de trabalhadoras, vivem esse drama. O STTHFI tem convidado essas pessoas, trabalhadoras a visitarem o sindicato, para obter as informações que tanto necessitam para a sua saúde. Estamos a disposição para um encaminhamento no tratamento inicial, com médicos especialistas na área. Sempre, quanto mais cedo houver preocupação com a saúde, melhor e mais fácil será o tratamento. Saúde!

 

 

 

 

Últimas Notícias
Notícia
11/05/2026

A submissão de trabalhadora gestante a labor extenuante, em pé, sem a disponibilização de assentos suficientes para descanso, configura falta grave patronal.

Notícia
08/05/2026

O dia das Mães é uma data móvel, ou seja, o dia a ser comemorado depende do ano

Notícia
07/05/2026

A crítica à escala 6 x 1 não é apenas moral – é constitucional.

Notícia
04/05/2026

Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral

Notícia
30/04/2026

Nosso respeito e admiração pelos nossos companheiros que estão na luta diária promovendo e administrando o Turismo e Hospitalidade de Foz do Iguaçu e região.